Pular para o conteúdo principal

A Origem dos Fármacos

     Os remédios surgiram com a necessidade do homem em encontrar tratamentos para suas dores e doenças. A princípio, eles eram extraídos da natureza, sendo que os primeiros a fazerem tal uso foram os egípcios, indianos e chineses há mais de 8000 anos.
     O primeiro medicamento patenteado da historia foi a Aspirina(ácido acetilsalicílico- AAS) que foi criado por Felix Hoffmann, sendo esse originado a partir de uma modificação estrutural da salicina ao final do século XIX.
     Após a segunda Guerra Mundial, houve uma explosão na indústria farmacológica, o que se explica pelo grande crescimento das ciências biológicas e o aumento da necessidade de melhor entender os mecanismos moleculares.
     Atualmente, existe um código para as realizações de ensaios clínicos para novos medicamentos com o intuito de garantir que antes que este chegue ao ser humano, ele deve apresentar composição química, método de preparação e grau de pureza estabelecidos.
Referências
NASCIUTTI, Priscilla. DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FÁRMACOS . Disponível em : <http://ppgca.evz.ufg.br/up/67/o/1%c2%b0_Semin%c3%a1rio_PRISCILLA_NASCIUTTI.pdf?1350665635>. Acesso em: 12 maio 2017.
BARREIRO, Eliezer. Linha do tempo da Química Medicinal: assim nascem os fármacos. Disponível em :<http://ejb-eliezer.blogspot.com.br/2011/10/linha-do-tempo-da-quimica-medicinal.html> . Acesso em: 12 maio 2017.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CAMOMILA - Princípio Ativo

Princípio ativo: Camomila Para entender melhor as propriedades, tanto medicinais quanto estéticas, que a camomila oferece é necessário ter conhecimento das substâncias que a constituem. Estes constituintes se encontram principalmente nos canais secretores e glândulas multicelulares individuais situados na flor e no receptáculo. São conhecidos 120 componentes químicos na camomila. De modo mais geral, os componentes químicos que fazem parte da camomila são: Óleo essencial (composto de sesquiterpenos etílico como o alfa bisabolol); Pró-camazuleno; Matricina; Flavonóide (apigenina); Colina; Terpeno; Tanino; Cumarinas (como a herniarina e umbeliferona); Mucilagens; Aminoácidos; Ácidos graxos; Ácidos orgânicos (como o ácido salicílico); Sais minerais; Vitamina C. Sendo os principais: Flavonóides: Moléculas com 15 átomos de carbonos, solúveis em água. Estas possuem dois anéis de benzeno ligados pela ramificação de três carbonos que formão um ...

SONORIPAN - Princípio Ativo

Princípio ativo: Sonoripan   Cada comprimido revestido contém: Extrato seco de Valeriana officinalis L. 50mg Excipientes: cellactose, explotab, dióxido de silício, estearato de magnésio, eudragit, talco, dióxido de titânio, corante l.a.amarelo, tritilcitrato, simeticone, polissorbato e polietilenoglicol. Cada comprimido revestido contento 50mg de Valeriana officinalis L. apresenta 0,8% de ácido valerênico.

RIVOTRIL - Princípio Ativo

Princípio ativo: Clonazepam   Rivotril tem na sua composição Clonazepam, um composto que pertence à classe dos benzodiazepínicos (faixa preta),cuja responsabilidade é causar uma leve inibição do sistema nervoso central, o que conduz a uma ação anticonvulsivante, levemente sedativa, relaxante muscular e tranquilizante. Composição: Rivotril comprimidos de 0,5 mg  por cada comprimido contém: Clonazepam __________________________________ 0,5 mg Excipientes ______________________________ 1 comprimido (Excipientes: lactose, amido de milho, amido pré-gelatinizado, óxido de ferro amarelo, óxidoférrico, talco, estearato de magnésio). Estrutura química do clonazepam: O Clonazepam é considerado um "benzodiazepínico clássico", pois além de ser um dos que possuem estrutura molecular mais simples, também foi um dos primeiros a ser sintetizados em laboratório, juntamente com o diazepam ,  lorazeam , oxagepam , nitrazepam , flurazepa...