Pular para o conteúdo principal

CAMOMILA - Princípio Ativo

Princípio ativo: Camomila
Para entender melhor as propriedades, tanto medicinais quanto estéticas, que a camomila oferece é necessário ter conhecimento das substâncias que a constituem. Estes constituintes se encontram principalmente nos canais secretores e glândulas multicelulares individuais situados na flor e no receptáculo. São conhecidos 120 componentes químicos na camomila.
De modo mais geral, os componentes químicos que fazem parte da camomila são:
  • Óleo essencial (composto de sesquiterpenos etílico como o alfa bisabolol);
  • Pró-camazuleno;
  • Matricina;
  • Flavonóide (apigenina);
  • Colina;
  • Terpeno;
  • Tanino;
  • Cumarinas (como a herniarina e umbeliferona);
  • Mucilagens;
  • Aminoácidos;
  • Ácidos graxos;
  • Ácidos orgânicos (como o ácido salicílico);
  • Sais minerais;
  • Vitamina C.
Sendo os principais:

Flavonóides:



Moléculas com 15 átomos de carbonos, solúveis em água. Estas possuem dois anéis de benzeno ligados pela ramificação de três carbonos que formão um anel médio através da ligação de um carbono com um dos anéis da benzina, da ligação de um segundo carbono com oxigênio e da ligação do terceiro carbono diretamente com outro carbono. Muitas destas moléculas são responsáveis pela coloração amarela encontrada em algumas pétalas, por realizarem filtragem UV e fixação de nitrogênio nas plantas. Os benefícios que os flavonóides oferecem á quem os consomem são seus efeitos antioxidantes, contra viroses, antialérgicos, anticancerígenos e antiinflamatórios.

Benzopirona:


 
Sua molécula também é conhecida como cumarina, na qual se destacam o anel benzênico, a lactona e a ligação dupla. Elas podem aparecer tanto em estado livre, quanto conjugadas com açúcares. Por possuir um forte odor, estabilidade e baixo custo, passou a ser amplamente utilizada na fabricação de produtos de limpeza, cosméticos, perfumaria, aditivo em tintas e tabaco. Já com relação aos benefícios medicinais que proporciona, possui propriedades antibióticas, antiinflamatórias, bronco dilatadora, fungicida e anticoagulante.

Azuleno / Matricina:



Sua fórmula molecular é C10H8, sendo este um composto orgânico isômero, extraído do óleo essencial da camomila, pertencente ao grupo dos hidrocarbonetos bicíclicos insaturados. Na maioria dos casos aparece com uma coloração azul intensa e brilhosa. Tem como benefício atuar como antiinflamatório.




Alfa-Bisabolol:


Sua molécula representa um álcool sesquiterpênico insaturado natural. Suas propriedades são antiinflamatórias, cicatrizantes e anti-sépticas, sendo utilizado para vários tipos de fórmulas hipoalergênicas e para peles sensíveis.


REFERÊNCIAS:
<http://www.copacabanarunners.net/camomila.html> Acesso em 09 em Junho de 2017.
<http://www.uepg.br/fitofar/dados/camomila.pdf> Acesso em 09 de Junho de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARACUJÁ- Vantagens e Desvantagens

Vantagens:  A polpa do maracujá apresente efeito analgésico , sedativo e anti- inflamatório . Ao ser ingerida como em forma de gel obriga que o organismo utilize o colesterol ruim para a produção de suco biliar. Sua função oxidante melhora o funcionamento do organismo, trazendo diversos benefícios para a saúde, fato que o faz calmante. O chá de sua folha ajuda a controlar a ansiedade, além de diminuir o estresse. Auxiliando em casos de insônia. Desvantagens:  Em grande quantidade ao invés de absorver a glicose ele apresenta efeito contrário colocando a glicose no organismo. Devido a isso, recomenda-se consumir até no máximo quatro frutos por dia. O maracujá é contraindicado para pacientes com baixa pressão. Ao ser consumido em grande quantidade aumenta a sensação de sonolência na pessoa. Referências: <https://www.tuasaude.com/maracuja/> Acesso em: 3 de junho 2017 <http://mundoestranho.abril.com.br/saude/e-verdade-que-o-maracuja-e-calmante/> Acesso em: 3 de

SONORIPAN - Princípio Ativo

Princípio ativo: Sonoripan   Cada comprimido revestido contém: Extrato seco de Valeriana officinalis L. 50mg Excipientes: cellactose, explotab, dióxido de silício, estearato de magnésio, eudragit, talco, dióxido de titânio, corante l.a.amarelo, tritilcitrato, simeticone, polissorbato e polietilenoglicol. Cada comprimido revestido contento 50mg de Valeriana officinalis L. apresenta 0,8% de ácido valerênico.