Pular para o conteúdo principal

Efeitos Colaterais dos Calmantes Sintéticos

EFEITOS A CURTO PRAZO DOS CALMANTES
  • Redução da velocidade da função cerebral;

  • Pulso e respiração fracos;

  • Pressão sanguínea baixa;

  • Baixa concentração;

  • Confusão;

  • Fadiga;

  • Vertigem;

  • Fala arrastada ou enrolada;

  • Febre;

  • Lentidão;

  • Distúrbios visuais;

  • Pupilas dilatadas;

  • Desorientação, falta de coordenação;

  • Depressão;

  • Dificuldade ou incapacidade de urinar;

  • Dependência química.
Doses mais elevadas podem causar: enfraquecimento da memória, discernimento e coordenação, irritabilidade, paranoia e pensamentos suicidas. Algumas pessoas experimentam o efeito contrário ao desejado, como agitação ou agressividade.
O uso de sedativos e tranquilizantes junto com outras substâncias, em particular o álcool, pode reduzir o ritmo respiratório e cardíaco e até levar à morte. O álcool potencializa a ação dos ansiolíticos, podendo levar a pessoa ao estado de coma.
Os ansiolíticos dificultam os processos de aprendizagem e memória, o que é, evidentemente, bastante prejudicial para as pessoas que habitualmente utilizam-se destas drogas.
Estas substâncias também prejudicam em parte nossas funções psicomotoras, prejudicando atividades como dirigir automóveis, aumentando a probabilidade de acidentes.
EFEITOS A LONGO PRAZO DOS CALMANTES
A tolerância a muitos calmantes pode se desenvolver rapidamente, sendo necessárias doses maiores para obter o mesmo efeito. O usuário, ao tentar conseguir o mesmo efeito narcótico, pode aumentar a dose a um nível que resulta em coma ou morte por overdose.
O uso prolongado de calmantes pode produzir: depressão, fadiga crônica, dificuldades respiratórias, problemas sexuais e problemas para dormir. Conforme a dependência da droga aumenta, se o usuário não conseguir obter mais é comum ocorrer “fissura”, inquietação ou pânico.
Os sintomas de abstinência incluem: insônia, fraqueza e náuseas. Para usuários frequentes de doses elevadas, podem ocorrer agitação, febre, delírio, alucinações e convulsões. Diferente da abstinência da maior parte de drogas, a abstinência de calmantes pode apresentar risco de morte.

REFERÊNCIAS:
Calmantes. Disponível em: <http://www.mundosemdrogas.org.br/drugfacts/prescription/depressants.html>. Acesso em: 12 jun 2017.
Calmantes e Sedativos. Disponível em:<http://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/calmantes-e-sedativos>. Acesso em: 12 jun 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMOMILA - Princípio Ativo

Princípio ativo: Camomila Para entender melhor as propriedades, tanto medicinais quanto estéticas, que a camomila oferece é necessário ter conhecimento das substâncias que a constituem. Estes constituintes se encontram principalmente nos canais secretores e glândulas multicelulares individuais situados na flor e no receptáculo. São conhecidos 120 componentes químicos na camomila. De modo mais geral, os componentes químicos que fazem parte da camomila são: Óleo essencial (composto de sesquiterpenos etílico como o alfa bisabolol); Pró-camazuleno; Matricina; Flavonóide (apigenina); Colina; Terpeno; Tanino; Cumarinas (como a herniarina e umbeliferona); Mucilagens; Aminoácidos; Ácidos graxos; Ácidos orgânicos (como o ácido salicílico); Sais minerais; Vitamina C. Sendo os principais: Flavonóides: Moléculas com 15 átomos de carbonos, solúveis em água. Estas possuem dois anéis de benzeno ligados pela ramificação de três carbonos que formão um ...

SONORIPAN - Princípio Ativo

Princípio ativo: Sonoripan   Cada comprimido revestido contém: Extrato seco de Valeriana officinalis L. 50mg Excipientes: cellactose, explotab, dióxido de silício, estearato de magnésio, eudragit, talco, dióxido de titânio, corante l.a.amarelo, tritilcitrato, simeticone, polissorbato e polietilenoglicol. Cada comprimido revestido contento 50mg de Valeriana officinalis L. apresenta 0,8% de ácido valerênico.

RIVOTRIL - Princípio Ativo

Princípio ativo: Clonazepam   Rivotril tem na sua composição Clonazepam, um composto que pertence à classe dos benzodiazepínicos (faixa preta),cuja responsabilidade é causar uma leve inibição do sistema nervoso central, o que conduz a uma ação anticonvulsivante, levemente sedativa, relaxante muscular e tranquilizante. Composição: Rivotril comprimidos de 0,5 mg  por cada comprimido contém: Clonazepam __________________________________ 0,5 mg Excipientes ______________________________ 1 comprimido (Excipientes: lactose, amido de milho, amido pré-gelatinizado, óxido de ferro amarelo, óxidoférrico, talco, estearato de magnésio). Estrutura química do clonazepam: O Clonazepam é considerado um "benzodiazepínico clássico", pois além de ser um dos que possuem estrutura molecular mais simples, também foi um dos primeiros a ser sintetizados em laboratório, juntamente com o diazepam ,  lorazeam , oxagepam , nitrazepam , flurazepa...